Arte: Maria Eduarda Morato

SOUND DESIGN: entenda a importância dessa técnica no projeto audiovisual

SOUND DESIGN
Curso de Produção Fonográfica - Olinda
dezembro. 29, 2023

Sound Design é disciplina do curso de Design de Animação

O que seria de um produto audiovisual sem os efeitos sonoros?

O som é o que dá vida à cena, coloca sentido aos movimentos e estimula a emoção do telespectador.

O barulho de uma porta abrindo, do disparo de uma arma e até mesmo pequenos sons como o barulho da chuva, passos e folhas balançando compõem o que é chamado de “invisível” do projeto audiovisual, mas que faz toda diferença no resultado final e é responsável por gerar sensações de alegria, tristeza, medo, tensão e muitas outras.

O Sound Design - ou Desenho de Som - é a técnica de captação, elaboração, edição e mixagem de sons utilizando ferramentas de produção de áudio com o objetivo de causar no telespectador o sentimento de estar inserido na história.

No cenário digital, as técnicas vêm se aperfeiçoando, e os efeitos sonoros produzidos através do Sound Design se tornam cada vez mais críveis.

O PROFISSIONAL

Dentro da área audiovisual, como filmes, séries, animações e jogos, é indispensável a presença de um designer de som.

O profissional que trabalha com Sound Design precisa ter atenção ao ambiente ao seu redor, para assim ter a percepção dos diferentes sons e explorar as melhores oportunidades para captar o áudio mais realista possível.

É aí que entra a criatividade. Se o ambiente em si não possuir os sons necessários, o sound designer precisará buscar formas de “criar” o áudio, através de outros materiais que forneçam o mesmo resultado.

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA E DESIGN DE ANIMAÇÃO NA UNIAESO

No curso tecnólogo em Produção Fonográfica da UNIAESO, os estudantes aprendem disciplinas de Introdução ao Som, Mixagem, Som para Games, Sonorização e Efeitos Sonoros para Vídeo e Cinema e muitas outras que abordam e exploram diversos conceitos e práticas relacionadas ao Sound Design.

Já no curso de Design de Animação, a disciplina de Sound Design é uma das mais essenciais para as práticas da graduação. É nela que o estudante aprende a importância dos efeitos sonoros no seu produto animado e a como reconhecer estratégias para captação de som no seu espaço cotidiano.

As inscrições para o vestibular UNIAESO já estão abertas. CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição.

curso - vestibular - olinda - Produção Fonográfica - música - design - uniaeso - recife - design de animação - sound -