Palestra sobre E-Down com Ameliara Freire no REC'n'Play 2023

REC'n'Play 2023: E-Down e formação continuada foram temas no polo Recife

PALESTRA
outubro. 19, 2023

Ameliara Freire é coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UNIAESO

A UNIAESO continua com a programação de eventos no REC’n’Play 2023 e nesta quinta-feira (19), nossa professora e coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ameliara Freire, falou um pouco sobre E-Down, questionando se é possível auxiliar o método de alfabetização de pessoas com Síndrome de Down:

“A ideia é explicar a metodologia utilizada para auxiliar pessoas com síndrome de down no processo de alfabetização e fazer com que esses indivíduos tenham uma formação continuada”.

Ameliara destaca que o ensino para esses indivíduos não deve se resumir apenas na modalidade regular, presencial, mas que se estenda para o ensino à distância (EAD), não dependendo somente das escolas.

Nossa professora enfatizou a utilização do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para complementar o ensino presencial já realizado em escolas:

“[...] que ele não dependa exclusivamente da escola para seu aprendizado. Não que ele vá deixar de frequentar o ensino regular, pelo contrário, que ele não se limite apenas à sala de aula, que ele possa ter esse aprendizado continuado através do ensino à distância”.

Além do conceito do “E-Down”, Ameliara também falou sobre a criação de um ambiente acessível também para os neurodivergentes, tanto na questão de acessibilidade do local quanto na criação de práticas pedagógicas que auxiliem no aprendizado dessas pessoas.

SOBRE A PALESTRANTE

Ameliara Freire é formada em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), tem pós-graduação em Engenharia de Software pela Faculdade Boa Viagem (FBV) e é mestre em Informática Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

recnplay - uniaeso -