Alguns filmes retratam a luta das mulheres por direitos iguais.
Alguns filmes retratam a luta das mulheres por direitos iguais.
A UNIAESO celebra o mês das mulheres com vários textos publicados no site e redes sociais
Continuando as homenagens do mês das mulheres, a UNIAESO publicará uma série textos que retratam histórias de mulheres que conquistaram direitos como voto, liberdade de expressão, equidade salarial, entre outros.
Com isso, a matéria a seguir apresenta indicações de filmes sobre mulheres que ilustram casos da vida real. Algumas das produções foram baseados em fatos reais e outros mostram situações que ocorrem diariamente em famílias brasileiras (ou não).
"As Sufragistas" é um drama histórico que mergulha nas lutas e sacrifícios das mulheres que lutaram pelo direito ao voto no início do século XX. Ambientado na Grã-Bretanha de 1912, o filme mostra a história de Maud Watts, uma mulher que trabalha em uma lavanderia e que, aos poucos, é envolvida no movimento sufragista.
Inspirada por outras mulheres do movimento e, em especial, a líder, Emmeline Pankhurst, Maud se torna uma defensora dos direitos das mulheres, enfrentando o preconceito, a violência e a prisão em sua luta por justiça e igualdade.
Enquanto o movimento sufragista ganha força, "As Sufragistas" retrata os desafios enfrentados pelas mulheres que desafiaram as normas sociais e políticas da época.
Para assistir “As Sufragistas” basta acessar a Apple TV + ou o Amazon Prime Video.
"Que Horas Ela Volta?" é um emocionante drama brasileiro que explora as complexidades das relações familiares e as disparidades sociais no Brasil contemporâneo.
O filme segue a vida de Val, uma empregada doméstica que trabalha para uma família que mora em São Paulo há anos. Sua rotina é interrompida quando sua filha, Jéssica, vem do nordeste para prestar vestibular na cidade.
Com a chegada de Jéssica, antigas hierarquias familiares e sociais são desafiadas, tornando o clima tenso e dando o pontapé inicial na história. Ao questionar as regras da casa, Jéssica começa a desafiar as expectativas impostas a ela tanto por Val, sua mãe, quanto pela família que a emprega.
O filme traz questões de classe, identidade, o poder transformador da educação e sobre as dinâmicas sociais brasileiras. A produção está disponível na Globoplay, Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV +.
No documentário "Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?", mergulhamos na jornada inspiradora e provocativa de mulheres que desafiaram convenções, lutaram por igualdade e redefiniram o papel da mulher na sociedade.
Através de entrevistas, imagens de arquivo e narrativas íntimas, o filme revela as histórias e os pensamentos das feministas pioneiras que moldaram os movimentos de liberação feminina nas décadas de 1960 e 1970.
Desde a luta pelos direitos reprodutivos até a batalha contra o sexismo no local de trabalho, estas mulheres compartilham suas experiências, obstáculos e triunfos em uma jornada em busca de justiça e igualdade.
Disponível exclusivamente na Netflix, este documentário é uma celebração do poder transformador do movimento feminista e um lembrete do trabalho ainda necessário para alcançar a igualdade de gênero.