O estudante do curso de Design Gráfico da Faculdade Barros Melo, Fernando Remígio está participando - pela segunda vez - da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina.
Na sua 23° edição, a programação reúne milhares de artesãos para exibição de trabalhos nos mais de cinco mil expositores dispostos no Centro de Convenções, em Olinda.
Fernando não é novato na feira. Em 2022, com um evento ainda marcado pelos resquícios da pandemia, ele destacou a experiência como uma oportunidade para aprendizados e superação de dificuldades.
Já desta vez, o artista descreve a participação como “muito gratificante e positiva” e segue honrado pela oportunidade de maior “reconhecimento e crescimento”.
A ARTE
Fernando caracteriza a sua arte como uma consequência natural e orgânica das referências que adquiriu durante os anos.
“Eu trago muito da estética nordestina clássica através de xilogravura, do movimento armorial, mas trazendo também coisas mais modernas, influências do pop e cartoon. Tento juntar e trazer um pouco da ideia do que seria a arte nordestina com uma bagagem mais atual”, explica.
Além do material nanquim, o artista também utiliza programas digitais para modificar e enriquecer as suas obras.
“Para fazer composições me utilizo também do Photoshop e do Illustrator, programas que aprendi na Uniaeso”, afirma, destacando a importância dos conhecimentos práticos que adquiriu na Instituição.
Porém, a criatividade e a versatilidade não foram as únicas características que levaram Fernando à Fenearte. Seu espírito empreendedor surgiu antes mesmo da feira, quando a necessidade de se expressar artisticamente se uniu à de rentabilizar o seu trabalho.
“Eu comecei a tentar desenvolver formas de capitalizar. A principal que achei foi adentrando o circuito de feiras na cidade. Eu já fui para várias feiras. A feira ‘na laje’, ‘vuco vuco’, galeria Maumau, já fui várias vezes para a Praça de Casa Forte, montei stand próprio lá, tudo culminando na fenearte”, completou.
Em breve, o estudante pretende expandir ainda mais o seu trabalho, entrando no mundo das galerias e ateliês.
Fernando estará na Fenearte até o dia 16/07, no stand 169, rua 4, das 14h às 22h.