O Dia do Nordestino foi instituído em 2009.
O Dia do Nordestino foi instituído em 2009.
A cultura nordestina e a diversidade da região são celebradas nesta data
No dia 8 de outubro é comemorado oficialmente o ‘Dia do Nordestino’. A data foi escolhida em 2009, através da lei 14.952 pela Câmara de Vereadores de São Paulo, que homenageou, na época, o poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como ‘Patativa do Assaré’.
Em 2019, a lei foi revogada por outra, a 17.145 e, além de mudar a data para o dia 2 de agosto, passou a homenagear o ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga, cuja referência é sua data de morte.
O Projeto de Lei (PL) 2.755/2022 instituiu o dia 8 de outubro como data oficial. De autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), o Projeto homenageia o poeta, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense.
Catulo é conhecido como o ‘Poeta do Sertão’ e nasceu na capital maranhense, São Luís. A data é em homenagem ao seu nascimento: 8 de outubro de 1863. Segundo o senador, o povo nordestino contribui para o “desenvolvimento e diversidade” do país, o que justificaria uma data para celebrar a cultura e o povo da região:
"Os nordestinos, apesar das dificuldades e muitas vezes dos preconceitos, mostram resiliência se estabelecendo em várias regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento e a diversidade, por isso também se justifica a criação de uma data nacional para celebrarmos o povo e a cultura nordestina”.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) já havia reconhecido o nosso ‘Frevo’ como patrimônio cultural imaterial da humanidade em 2012.