COMUNICADO: UNIAESO anuncia retorno das aulas presenciais

dezembro. 23, 2021

Foram quase dois anos de distanciamento

Dois anos em que professores, alunos e equipe técnica mal se encontraram. Ninguém poderia imaginar, quando as aulas foram suspensas, que seria tanto tempo de afastamento e de estudos mediados exclusivamente pela tecnologia, nem que nos adaptaríamos, com tanta velocidade, às práticas que fariam com que pudéssemos seguir com nossos compromissos. Sem dúvida, a pandemia foi um grande divisor de águas, que separou quem éramos de quem viríamos a ser e que construiu um ensino superior que hoje parece tão distante do que conhecíamos.

Na nossa Instituição, a tecnologia permitiu a realização de quatro períodos completos de atividades curriculares, mais de 370 defesas de TCCs e cerca de 130 eventos, com mais de 170 palestrantes convidados que vieram gentilmente para tirar nossas cabeças do confinamento. Realizamos cinco mostras de audiovisual que contaram com a exibição de 29 vídeos e filmes produzidos por nossos alunos, mais de 50 debates conduzidos especialmente por discentes, além de algumas apresentações musicais e da publicação de quatro números das nossas revistas acadêmicas.

Realmente, nesse período, a Instituição não parou.  As Faculdades integradas Barros Melo se transformaram em UNIAESO e, com o Centro Universitário, chegaram também cursos na área da saúde, cursos em EaD e a nova sede do Recife Antigo, na Rua do Bom Jesus, que será inaugurada no início de 2022.

Mas apesar dos resultados positivos, foram dois anos muito difíceis. A transformação para o digital teve seu preço. Não foi fácil para ninguém substituir o contato físico e as dinâmicas presenciais pelas frias relações digitais. Foi muita ansiedade da parte de todos, que tiveram que viver essas experiências, e foram muitas dúvidas se estávamos no caminho correto. Vivemos e acompanhamos as dificuldades de muitos que fazem parte da nossa comunidade acadêmica e lamentamos a perda de pessoas queridas.  Cada um viveu sua dor pessoal. Perdemos alguns ex-professores e ex-alunos, além de uma funcionária e de uma aluna muito especiais, que infelizmente não sobreviveram a esse tempo tão conturbado. Pessoas incríveis que alegravam todos os que passavam por elas. Quem poderia imaginar?

Nessa mesma época, em 2020, ainda não imaginávamos que o ano que viria seria ainda mais difícil. E diante de tudo que temos passado, fica a impressão de que precisamos dar valor aos momentos, às coisas e às situações simples, porque esses, de fato, parecem ser os que realmente importam.

É justamente o carinho de todos aqueles dias em que nos encontramos nas aulas, nas provas, nos eventos e nas comemorações, o que nos motiva a, com muita esperança, imaginar que nosso reencontro esteja realmente próximo.

E, para nós, é significativo podermos dar boas novas, aproveitando o espírito natalino e as energias que nos animam nessa época do ano. Assim, com muita alegria, comunicamos que em fevereiro de 2022 voltaremos às nossas atividades presenciais. E, finalmente, os corredores, que andam tão silenciosos, esquecerão a monotonia que viveram durante esse tempo.

Como já se espera ouvir em um comunicado a respeito da volta das atividades presenciais, para que essa seja uma realidade possível e duradoura, todos teremos que seguir às orientações das autoridades sanitárias e fazer a parte que nos toca, tanto nos protegendo de eventuais contágios, quanto protegendo os outros também.

Da parte da UNIAESO, verdadeiramente esperamos que as dificuldades vividas por todos, durante o período pandêmico, apenas façam parte das nossas memórias. Que possamos nos reconstruir e mirar o futuro com boas expectativas, continuamente trabalhando com responsabilidade e compromisso com o ensino superior de qualidade e sempre defendendo e acreditando na democracia.

Que 2022 traga equilíbrio, saúde e paz para cada um de nós, para nossa coletividade e também para o nosso Brasil.

Boas festas e boas férias a todos

A Reitoria