| Acontece no dia 13 de maio no auditório das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) e no dia 14 de maio no Museu da Abolição, o evento 13 de Maio em Pauta, cuja temática será sobre o racismo, a desigualdade social e as políticas públicas relacionadas à esse tema. Esse debate havia sido definido pelas reuniões realizadas e pelo relatório da Comissão Própria Avaliadora de 2010, cuja necessidade era a de estabelecer mais programas de extensão na Barros Melo e de existir uma maior integração com a sociedade vizinha.
 O debate ocorre em uma série de mesas, envolvendo os professores da faculdade, alunos e convidados como, por exemplo, atores comunitários e sociais (da MNU e da CUFA) para participar do evento. O evento é de grande interesse para as disciplinas de Antropologia Visual, Antropologia, Sociologia, Cidadania e Responsabilidade Social, entre outras. Além de ser um tema útil para todos os curso da faculdade e para convidados de fora.
 
 O objetivo do evento é ouvir dos representantes do movimento negro de Pernambuco, as suas experiências e lutas, dando voz aos representantes do poder público do Estado, professores universitários e alunos sobre o tema, chamado atenção para os desafios de inclusão social da população negra no país. Através desse evento, procuramos reestabelecer uma cultura de eventos e palestras na faculdade, bem como criar parcerias permanentes com os representantes dos movimentos sociais presentes (CUFA e MNU).
 
 Antes de cada conjunto de palestras haverá a apresentação de trabalhos de alunos sobre os temas a serem discutidos. Consulte a Chamada de Trabalhos no final desta matéria.
 
 Programação:
 
 13/05/2011 - AESO/Barros Melo
 
 10h00 - Abertura - Matthew O Connor
 O professor das Faculdades Integradas Barros Melo nos cursos de Direito, Administração e Comunicação Social. Possui graduação em BA Latin America Studies pela Universidade de Liverpool (2001) e mestrado em MSc Development Studies pela Universidade de London (2005).
 
 10h30 - Apresentação de trabalhos selecionados de alunos
 
 11h-12h - Mesa 1 - História do Movimento Negro e Políticas Afirmativas
 
 José de Oliveira
 Acadêmico de Administração de Empresas, coordenador da Brigada Zumbi dos Palmares, Membro da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE e ex-coordenador do Movimento Negro Unificado - MNU/PE
 
 Marcos Aurélio Farias da Silva
 Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco e participante do grupo de trabalho Racismo, nessa instituição
 
 Palestra: Empoderamento Holístico
 
 14h30 - Apresentação de trabalhos selecionados de alunos
 
 14h30-15h30 - Mesa 2 - Religiosidade Afro-Descendente e Quilombolas
 
 Manoel Papai
 Presidente da Associação de Babalorixás e Yalorixas dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado de Pernambuco
 
 Lúcia Helena Barbosa Guerra
 Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia pela UFRPE. Pesquisadora do NERP - Núcleo de Estudos das Religiões Populares, com experiência como tutora nos cursos de extensão GDE - Gênero e Diversidade na Escola e EDH - Educação em Direitos Humanos oferecidos em parceria pela CEAD/UFPE e UAB - Universidade Aberta do Brasil.
 
 Palestra: Nação Xambá - O processo de transformação do terreiro em quilombo.
 
 15h30 - Apresentação de trabalhos selecionados de alunos
 
 16h-17h - Mesa 3 - A lei 10.639 e sua importância para a cultura, educação e mídia
 
 Altamiza Melo
 Ativista social do movimento social negro, trabalha há 6 anos com arte educação no resgate e na promoção de manifestantes de caráter artístico, cultural, educacional, social e político. Integra o conselho consultivo do Instituto Hispano Luso Brasileiro, é tesoureira da ACE - Associação de Cultura e Esporte Jovem de Francisco Morato. É integrante do Movimento Negro Unificado- MNU, Fórum Estadual de Juventude Negra- FONAJUNE e membro da Coordenação Estadual da CUFA-PE.
 
 Ester Monteiro de Souza
 Graduada em Licenciatura Plena em História pela UFRPE. Pós-graduada em História de Pernambuco pela UFPE. Mestra em Antropologia pela UFPE. Atualmente é funcionária do SINTEPE - Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco/Secretaria de Formação Política Sindical e Assuntos Educacionais.
 
 Canibal
 Músico da banda Devotos, produtor cultural e ativista social.
 
 Palestra: Aplicação da Lei 10.639 e sua importância na cultura, educação e mídia.
 
 17h-17h45 - Encerramento do primeiro dia com o Combo Percussivo
 Formado em 2007, no bairro de Peixinhos pelo percussionista Gilmar Bola 8, da Nação Zumbi, o Combo Percussivo de Olinda agrega pessoas da comunidade do entorno do Nascedouro de Peixinhos.
 
 14/05/2011 - Museu da Abolição
 
 10h:00 - Roda de Conversa
 
 Fabiana de Lima Sales
 Bacharel em Turismo pela UFPE e mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como docente na Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE) e técnica em Assuntos Educacionais no Museu da Abolição/IBRAM/MinC. Responde como diretora interina do Museu da Abolição.
 
 Adolfo Nobre
 Museólogo e idealizador da "Exposição em Processo", em cartaz no Museu da Abolição.
 
 Nicole Cosh
 Coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Artes Plásticas e Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo. Atuou como arte-educadora em instituições museais no Recife. De 2008 a 2010 realizou consultoria educativa para a Fundação Roberto Marinho, em programas de formação de professores.
 
 Os alunos participantes recebem carga horaria de 12 horas-aula de atividade complementar ao participar do evento. Os convidados de fora receberão certificados pela presença e os palestrantes receberão certificados entregues no dia do evento. Serão oito horas no primeiro dia e quatro horas para a visita técnica. As inscrições estão disponíveis pelo site e é aberta ao público.
 
 
 Serviço:
 Seminário “13 de Maio em Pauta”
 Data: 13 de maio e 14 de maio
 Horário: 09h30 às 17h00
 Local: 13/05 na Aeso – Barros Melo e 14/05 no Museu da Abolição
 Valor: Gratuito
 |