Inteligência Artificial - Fonte Unsplash.jpg

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: mais da metade dos universitários brasileiros utilizam IA nos estudos, afirma pesquisa

dezembro. 06, 2023

Entretanto, alguns ainda temem a IA

Uma pesquisa do site Chegg.org mostrou que metade dos brasileiros que estão em universidades utilizam inteligência artificial (IA) nos estudos. De acordo com os dados, 52% dos entrevistados informaram que usam a IA para tarefas como:

• Fazer rascunhos de trabalhos - 53%

• Pesquisar conteúdo para produção de trabalhos ou projetos - 52%

• Entender conceitos - 59%

A pesquisa, que foi divulgada pela CNN, também mostrou que as justificativas dadas pelos universitários foram rapidez no aprendizado (53%), ter mais tempo livre (45%) e uso criativo da aprendizagem (44%).

Segundo os dados, metade dos estudantes gostariam que as universidades promovessem o uso de ferramentas de inteligência artificial na elaboração de trabalhos. Já 44% alega que o uso deve ser limitado e 7% acredita que a IA não deveria ser utilizada nas universidades.

Entretanto, apesar de mais da metade concordar com o uso da IA, 48% informaram que têm receio de receber alguma informação errada ao pesquisar nas ferramentas de inteligência artificial.

A pesquisa foi realizada com mais de 11 mil estudantes de 18 a 21 anos de 15 países. Destes, 1.010 foram estudantes brasileiros. Na média global, os brasileiros estão acima, sendo 4 de cada 10 estudantes que utilizam IA nos estudos.

GOOGLE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Nesta quarta-feira (06), o Google lançou a sua inteligência artificial ‘Gemini’, que tem tudo para ser a rival do ‘ChatGPT’, da Open AI.

A IA do Google tem o diferencial de funcionar no Bard e outros produtos da marca, podendo funcionar nos smartphones.

De acordo com o Tecnoblog, o ‘Gemini’ consegue reconhecer, simultaneamente, vídeo, imagens, texto e voz, porém, sua resposta é dada em texto ou código até o momento.

IA e UNIAESO

Se você se interessa pelo tema e deseja começar uma graduação, aqui na UNIAESO nós temos o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde você vai aprender sobre desenvolvimento de softwares, interface humano-computador e, claro, inteligência artificial.

Nosso vestibular 2024.1 está rolando e vai até o dia 31 de janeiro de 2024. Clica aqui e garanta sua vaga!

inteligenciaartificial - uniaeso - ads - google - IA -